quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Doença crônica


- O que você está sentindo?
- Não sei explicar direito...um aperto no peito, não sei se de angústia ou carência. Também tenho chorado bastante, mas tento disfarçar a tristeza. Sabe como é, se nem eu aceito o que tenho, imagine as outras pessoas.
- Interessante...acho que já sei do que se trata.
- Ah, e ando sentindo um vazio...é isso! Parece que me falta alguma coisa.
- Minha querida, não precisa nem ser médico pra saber o que você tem. Você está morrendo.
- Morrendo???
- Calma, que o seu mal tem remédio...um paliativo, vamos dizer assim.
- Queria que isso passasse logo.
- Você precisa de um produto
de fácil obtenção e completamente viciante. Vem em linda embalagem, mas de conteúdo vagabundo. Por isso mesmo, recomendável somente nos casos extremos, como o seu. Garanto que ele vai te dar uma súbita alegria. Por um tempo, você vai ficar radiante, sorrindo pra tudo.
- Por um tempo?
- Então...é meu dever avisá-la que essa felicidade é efêmera e vem acompanhada de falsa supressão de carência, com consequente dor forte no peito, angústia incessante, choro e tristeza inevitavelmente aparentes.
- Você tá querendo me dizer que o que eu sinto não tem cura?
- Exatamente.

Silêncio.

- Que eu morra de saudade então...

E foi embora com uma música na cabeça.

"Saudade, torrente de paixão, emoção diferente
Que aniquila a vida da gente, uma dor que não sei de onde vem
Deixaste o meu coração vazio, deixaste a saudade
Ao desprezares aquela amizade, que não nasceu ao chamar-te meu bem..."
Canção de Amor, por Caetano Veloso

Música do dia: Veja Bem, Meu Bem, Los Hermanos.

12 comentários:

Lara Goulart. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Goulart. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Goulart. disse...

Texto ma-ra-vi-lho-so!

E veio na hora certa!
No momento mais conturbado da minha vida!

Eu realmente precisava vir aqui e guardar essas palavras e os sentidos impostos nelas.
Obrigada por me mostrar que o que sinto é normal. Pode até ser doença, mas deixa-me bem mais tranquila saber que não serei a única a morrer desse mal, - que ao mesmo tempo pode se transformar em lembranças, em amor, em cura - esse mal chamado saudade. (Tão bem decifrado por suas mãos!)

Beijo! :D

Unknown disse...

A saudade é um monge. Faz a gente desandar, aperta o peito e por vezes nos falta ar.
Ultimamente ela me ameaça, me estica por dentro, me contorce por fora. Deixa sem saber como suprir, sabendo apenas suprimir. Ela devora, me engole no desejo e depois cospe pra fora...Me deixa lesa, sem vontade, e vai levando, trazendo presenças que não sei quando o futuro me trará de volta...

Um beijo, linda tradução.

Jaya Magalhães disse...

D.,

Lembrei na hora, da música:

"Mas o doutor nem examina
Chamando o pai do lado
Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
Que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina..."

O texto é lindo-triste-doce.
Gosto assim.

Te beijo.

P.S.: Aparece no msn, néam, trem chato?

Paulo Fernando disse...

Formidável. A minha avó sempre me dizia que "saudade é aquilo que ficou do que não ficou". Havia me esquecido dessas palavras, mas seu texto fez com elas voltassem a tona.
Obrigado.

Abraços, minha querida.

Anônimo disse...

Saudade dói mesmo.

Aiii, tô com uma dorzinha aqui...

Beijo

Anônimo disse...

Suadade se acomoda no peito
e vira lembrança
demora mas acontece

Unknown disse...

ótimo...

Jaya Magalhães disse...

Quero maaaaaaaaaaaaais.

¬¬

Solange Maia disse...

DJ,
Caramba !!!
Como você escreve garota...
Amei.
Amei.
Amei.
Estou aqui lendo tudo, tudo, tudo... amei o texto do Greg House, tão real, tão bom, tão você, tão eu, tão todo mundo...
Delícia encontrar um blog assim, dá vontade de ficar horas lendo...
Vou voltar... e virei sua seguidora !!!
Parabéns !
Quando der visite meu blog também :

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Beijo !
Solange Maia

Amilton disse...

Saudade todos nós sentimos! Afinal temos um coração batendo dentro de nós! Agora, se não tem mais jeito, o negócio é tentar ocupar esse espaço para que a saudade não aperte e nos façasofrer.
Abs e bjs,
Amilton.