sábado, 22 de novembro de 2008

Vícios

Em uma conversa por telefone, entre duas amigas - sobre uma sexta que virou sábado - surge a pergunta:

- Vocês não se alimentam, não?
- Não. A gente só fuma!

E soltaram aquela gargalhada.
Pior que acabaram enxergando, passada a embriaguez do momento, que tudo ali não passava de ilusão. Nada ali prestava. Dos milhões de cigarros, até o amor por aquele homem.
E só o que uma delas queria agora era parar de fumar.
Quem sabe ela não mata dois vícios com uma cajadada só.


"Ah, fumarás demais, beberás em excesso, aborrecerás todos os amigos com tuas histórias desesperadas, noites e noites a fio permanecerás insone, a fantasia desenfreada e o sexo em brasa, dormirás dias adentro, faltarás ao trabalho, escreverás cartas que não serão nunca enviadas, consultarás búzios, números, cartas e astros, pensarás em fugas e suícidios em cada minuto de cada novo dia, chorarás desamparado atravessando madrugadas em tua cama vazia, não conseguirás sorrir nem caminhar alheio pelas ruas sem descobrires em algum jeito alheio o jeito exato dele, em algum cheiro o cheiro preciso dele (…) mas sabes, principalmente, com uma certa misericórdia doce por ti, por todos, que tudo passará um dia, quem sabe tão de repente quanto veio, ou lentamente, não importa. Só não saberás nunca que neste exato momento tens a beleza insuportável da coisa inteiramente viva."
Caio Fernando Abreu


Músicas do dia: Eu Queria Ter Uma Bomba; Amor Meu Grande Amor; Mais Uma Dose, todas na versão do Barão.

8 comentários:

carol duca disse...

texto maravilhoso do caio.

Jaya Magalhães disse...

Casou tudo!

Músicas, teus devaneios, o trecho do moço. Encaixou e pronto!

"Se sai de perto eu penso em suicídio, mas no fundo eu nem ligo..."

"Mais uma dose, é claro que eu tô afim
A noite nunca tem fim
Por que que a gente é assim?

(...)

Vê se ao menos me engole
Mas não me mastiga assim..."

Cara, Cazuza berra isso e eu só sei pirar! Bom demaaaaaaaaaaaaaais!

Eu espero que os vícios sejam mortos, se assim for o desejo. Caso contrário, que ele só saiba ser benéfico. Aí, eu nem reclamo de uma overdose. Nem reclamo de nada.

Uns muitos beijos nocê.

[Mandei um e-mailzinho de nada, me retratando].

C.L. disse...

Melhor eu não comentar, né?
Você sabe bem o que eu acho desses dois vícios.

Beijos!

C.L. disse...

- sabe como é...a gente não fuma, então a gente tem que se alimentar mesmo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

carol duca disse...

que bom que gostou :) espero que volte sempre viu ? e é, as vezes dá vontade de parar com tudo mesmo. mais a vida segue daquele mesmo jeito. as vezes nen olhaando pra gente. mais ela segue.

beijos

Anônimo disse...

Todos temos vícios, o que diferencia é o modo como o mundo vê. Eu por exemplo sou viciado em literatura, Livros e muita música .. tudo em exesso faz mal =/
Mesmo as coisas boas da vida. Mas seguimos e quando tivermos a consciência de que está nos causando muito mal .. paremos ou ao menos tentemos, um dia a gente consegue.

Abraço,

R.Vinicius

J. disse...

R.Vinicius: É verdade, tudo em excesso faz mal. Mas chegamos numa encruzilhada. Só se exagera no que nos dá mais prazer. Que caminho seguir então?

Jaya Magalhães disse...

Cadê tu, hein?
(: