quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ridícula

"Tem coisa mais ridícula do que aquela vozinha lá no fundo, te dizendo, vai boba, aproveita. Aproveita! Vai lá! Eu tenho a vozinha. Eu sou ridícula." Tati Bernardi

Ela leu essa frase esses dias e surgiu um sorrisinho sarcástico no canto da boca. É, ela o tipo de pessoa que desdenha de si mesma e que admite seus erros. Mas ri deles, é fato.
Ela sorriu porque se viu descrita naquela frase. Ridícula, é isso que ela era. Ou pelo menos o que se tornou nos últimos dias.
Tudo por causa dele. Tudo culpa daqueles olhos azuis. Fascinantes, levianos.
Com ela sempre acontecia assim, como brincadeira. Além de ridícula, burra. Nunca aprendeu que certos tipos de brincadeiras não terminam bem. Alguém sempre sai machucado. E compreensivelmente, na maioria das vezes era ela.
A questão aqui é que ela se deu a chance de perseguir um objetivo há muito tempo cobiçado. Seu objeto de desejo parecia inalcançável. Mas, por sorte (ela pensou), nem tudo o que aparenta é.
E em vários sobressaltos do seu coração, se viu ao lado dele. Sentiu o seu beijo, a sua vontade de tê-la. Se viu dormindo ao seu lado. Pra falar a verdade, quem disse que ela conseguiu dormir? Ela já estava sonhando acordada. Ele conseguia ser lindo até com aqueles olhos coloridos fechados.

E a vozinha over and over, gritando desesperadamente ao seu ouvido: "aproveita, vai boba!"
Mas num estúpido impulso, ela preferiu parar por ali. Seria demais dar pra ele naquela noite e dá de cara com ele no outro dia. Seria constrangedor aqueles olhos claros continuarem a lhe despir na frente dos seus colegas de trabalho. E ela sentiu que podia se apaixonar mais rápido dessa vez.
Lembrou disso e surgiu de novo aquele sorrisinho no canto da boca. Que bobagem a dela. Essa história de "podia se apaixonar" era hilariante. Ela já tinha caído de amores por ele. Malditos olhos azuis.
E agora? O que poderia fazer além da constatar que a vozinha estava certa? Devia ter aproveitado. Agora já era.
Lembrou do comentário de um amigo, uma metáfora que acabou virando piada (como tudo na vida dela), que dizia que ela devia se jogar de cabeça nas relações. Que devia se jogar da ponte.
Foi assim mesmo que ela entendeu, "se jogar da ponte", direto no mar azul. Realmente, depois do que não aconteceu, essa frase estava mais condizente com sua realidade.
Viu como ela era ridícula? Agora, não por ter ouvido a vozinha, e sim, por não ter seguido aquele mantra ao pé da letra.

Música do dia: Pra Você Eu Digo Sim, Rita Lee; Apenas Mais Uma de Amor, Lulu Santos.

sábado, 21 de junho de 2008

Diálogo

"— E você, por que desvia o olhar? (Porque eu tenho medo de altura. Tenho medo de cair para dentro de você. Há nos seus olhos castanhos certos desenhos que me lembram montanhas, cordilheiras vistas do alto, em miniatura. Então, eu desvio os meus olhos para amarrá-los em qualquer pedra no chão e me salvar do amor. Mas, hoje, não encontraram pedra. Encontraram flor. E eu me agarrei às pétalas o mais que pude, sem sequer perceber que estava plantada num desses abismos, dentro dos seus olhos.) — Ah. Porque eu sou tímida." Rita Apoena

PS.> E o pior que os olhos não são castanhos...quase me afogo.

Músicas do dia: Todo Azul do Mar, Flávio Venturini; Something, The Beatles.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Solteiro's day

Dia dos Namorados. Estávamos eu e um amigo num lugar corriqueiro de farra - e olha que a casa estava lotada! - e ele veio com essa: "O dia dos namorados só serve pra comprovar que nós, solteiros, somos fracassados!"
Fracassados uma ova! Fiquei completamente revoltada, boquiaberta mesmo com aquela frase pessimista, pra não dizer ridícula. Quem disse que só é realizado quem tem alguém pra chamar de seu? Por que as pessoas não podem simplesmente ser solteiras e felizes?
Pensando nisso, na contramão dessa aura do amor que paira sobre nossas cabeças nessa época, resolvi escrever o "Top Five" para não se ter um namorado. Aí vai:

1 - LIBERDADE. Essa é "au concours". Existe sensação melhor do que você não ter que dar satisfação da sua vida pra ninguém? Sair e chegar a hora que bem entender, acompanhada ou não, ir pra onde quiser, sem preocupação com nada, deixando a vida te levar? Não tem preço!

2- CONHECER E BEIJAR QUEM QUISER. Me diz se, mesmo namorando com um cara que você acha que o homem da sua vida - eu disse "acha" - você nunca se sentiu atraída por outro? Fala aí se nunca sentiu vontade de saber o gosto da boca daquele gato que não pára de olhar pra você numa festa? Se nunca pensou em conhecer aquele cara que tem o olhar intrigante e que parece ser tão interessante? Pois é, eu posso fazer isso. Você pode?

3 - TER NOITES (OU DIAS) DE SEXO MEMORÁVEIS. Ok, nada impede que namorando você possa fazer um amorzinho gostoso. Mas duvido que ele aconteça com a ânsia e o calor que só os descompromissados têm. Mesmo porque você sabe que aquilo pode nunca mais se repetir - pelo menos com a mesma pessoa. Assim, só nos resta aproveitar ao máximo o que aquele encontro pode te proporcionar de bom.

4 - USAR MELHOR SEU DINHEIRO. É reconfortante saber que você não precisa se descabelar e andar léguas num shopping procurando um presente especialmente pra aquela data - que, vamos combinar, só existe pra gente gastar nosso rico dinheirinho - e nem se preocupar se tudo o que fez é suficiente pra agradar a pessoa amada. Ainda mais quando o valor desse presente corresponde a um banho de loja e várias horas num salão de beleza. Resumindo, o dinheiro mais bem gasto é aquele usado pra agradar a pessoa mais importante do mundo: você mesma!

5 - AMIGOS, MUITOS AMIGOS. A maior reclamação de quando se está namorando é que você se distancia - e muito - dos amigos. Acontece mesmo, é fato. Aquele namorado acaba consumindo todo o seu tempo e espaço, e sobra muito pouco pro resto das pessoas que te cercam e que também te amam. E é uma pena, porque não existe satisfação melhor do que estar rodeada de amigos queridos, rir com eles, dividir as mazelas, pedir conselhos. E por mais que beijo na boca seja tudo de bom, nada supera o poder do abraço de um amigo.

Voltemos pro bar. Eu e meu amigo continuamos solteiros, felizes, realizados e resignados com nossa condição. Ali não existem fracassados. Existem duas pessoas prontinhas pra se apaixonar de novo. Pode ser que seja hoje. Pode ser que não. Mas, pra quê essa pressa mesmo, hein?

Músicas do dia:
Natiruts Reggae Power, Natiruts; Já Sei Namorar, Tribalistas; Don't Stop The Music, Rihanna.