quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Amizade

Alguns acontecimentos de ontem me fizeram pensar por que pessoas que se gostam tanto podem também magoar tanto umas às outras?
E acontece assim, como num passe de mágica. Numa hora vocês estão sorrindo, trocando confidências. Na outra, por causa de uma palavra ou de um gesto infeliz, tudo se transforma. Os semblantes se fecham, e o silêncio se instaura.
Pior quando acontece entre duas pessoas tão parecidas, mas tão parecidas, que nenhuma consegue dar o braço a torcer. E o mal-estar se instala.
Pelo menos no meu coração é assim. Fica aquele peso no peito. Surge o arrependimento. A vontade quase incontrolável de me desculpar - mesmo quando a culpa não é totalmente minha.
Mas, por que isso acontece mesmo?
Seria intimidade demais, ou zelo de menos? Quando se tem tanta intimidade as pessoas acabam passando dos limites, é fato. Mas sei que não é por mal, e sim, por consequência da afetuosa convivência.
Mas não seria confiança exagerada em você e no outro, que acaba fazendo com que os envolvidos pensem que nada pode abalar seu relacionamento?
Ou essa amizade é tamanha, que você vê o outro como um irmão mesmo - caso típico, desses que você ama demais - e que tem uma facilidade enorme de brigar e perdoar na mesma proporção?
Melhor do que entender por que acontece, é querer modificar esse tipo de atitude. Ter a cautela e o discernimento pra não machucar o outro. Pensar antes de agir, controlar os impulsos. Tentar entender o temperamento do outro e saber que esse ou aquele ato vão causar algum tipo de constrangimento. Cuidar com todo carinho dessa amizade. Não apontar somente as falhas do outro, mas olhar também para as suas. Saber ouvir, esperar e entender. Ter a humildade e a decência de assumir seus erros e aprender com eles. E finalmente, de pedir perdão e também conseguir perdoar.
Talvez essa não seja a fórmula certa. Talvez até nem exista uma receita pra isso. Mas não custa nada tentar.

PS.> Me desculpo novamente. Não tenho medo de parecer piegas. O único medo que tenho é de perder sua amizade. A partir de hoje eu tô tentando e vou melhorar, e você?

Música do dia: All You Need Is Love, The Beatles.

4 comentários:

JB disse...

É por isso que eu digo que INTIMIDADE É UMA MERDA!

J. disse...

Ééééééééé!!!
Mas eu gosto!

Déa disse...

Prima, é o seguinte, a gente só briga e só maltrata quem a gente ama. Os outros, o desprezo impera.
Beijos

J. disse...

Concordo com vc em gênero, número e grau, prima!
Pras pessoas que a gente "odilha" o desprezo é o melhor remédio...adooooooooro!
Beijo!